domingo, 1 de dezembro de 2013

Mt 24, 37-44 - "Vigiai, para que estejais preparados"


Segunda –feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem

Meditação:
Jesus faz uma chamada de atenção para a vinda do Filho do homem, apelando à vigilância. O cristão deve ser atento aos sinais que o rodeiam e, acima de tudo, deve estar atento e vigilante aos sinais que Deus envia todos os dias.

Oração:
Senhor, ajuda-me a entender os sinais que me vais enviando, para que possa estar sempre atento e vigilante, tal como Tu me pedes.

Acção:
Esta semana vou “abrir bem” os olhos e olhar com atenção quem está à minha volta, para que possa decifrar os sinais que Deus me envia através dos outros.


Terça –feira
. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem.

Meditação:
Esta era a forma de vida adoptada na época e é, ainda hoje, a forma de viver de muita gente. A sociedade hoje em dia agarrou-se ao lema “viver cada dia como se fosse o último” cometendo excessos, desrespeitando o próximo, não dando a mão a quem mais precisa… e no final o essencial – Deus e a oração – são esquecidos.
É este o modo de vida que queremos seguir? É desta forma que alcançaremos a felicidade plena?

Oração:
Jesus, olha por mim e não me deixes cometer excessos. Sempre que eu estiver a enveredar por maus caminhos, dá-me a Tua mão para que possa encontrar o rumo certo.

Acção:
Avaliarei profundamente a semana que passou e meditar quantas vezes cometi gastos desnecessários e tive atitudes pouco cristãs. No final rezarei uma oração pedindo perdão a Deus pelos meus excessos.


Quarta –feira
Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada

Meditação:
A Palavra de hoje mostra-nos que haverá separação, entre os dois homens e as duas mulheres, um(a) fica ocupado(a) e outro(a) abandonado(a).
O evangelista S. Mateus pretende dizer-nos que não devemos manter uma relação superficial com Deus mas sim uma relação em profundidade e com consistência, para que um dia possamos ser o(a) escolhido(a) por Deus, em vez de abandonado(a).

Oração:
Pedir perdão por todas vezes que fui superficial com Deus.

Acção:
Rezar o Credo calmamente refletindo simultaneamente toda a oração.


Quinta –feira
. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.

Meditação:
Aqui está o pedido que Jesus nos faz e que é tão simples de atender: vigiar! Quantas vezes somos tomados pelo desleixo e não nos queremos dar ao trabalho de vigiar?
Quantas vezes entramos na rotina do dia-a-dia e, como achamos que já sabemos sempre o que vai acontecer, não estamos atentos?
E quando acontecem coisas que não estávamos à espera, pelo simples facto de não termos sido vigilantes? De quem é a culpa? É de Deus?!?!?
A culpa é inteiramente nossa; Deus mostrou-nos a atitude a tomar, nós é que não a quisemos seguir.

Oração:
Meu Deus, dai-me força e perseverança para nunca quebrar a minha vigilância em relação à Tua vinda.

Acção:
Vou estar atento esta semana a tudo o que me rodeia e ver de que melhor forma posso servir a minha comunidade paroquial.


Sexta –feira
 Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa.

Meditação:
Esta parábola é muito fácil de entender. Costuma dizer-se que “depois de casa roubada trancas na porta”! Claro… se soubéssemos quando nos vinham roubar a casa tomaríamos as devidas protecções. Mas, se não sabemos; se não temos a possibilidade de adivinhar, porque não estar mais “desperto” para a vida?
O cristão não se deixa “adormecer” nem se deixa vencer pelo comodismo – o verdadeiro cristão está atento para o mundo à sua volta.
Queremos ser cristãos despertos? Ou preferimos continuar a ser cristãos adormecidos?

Oração:
Jesus, que a Tua Palavra seja luz para os meus olhos e que as Tuas obras sejam música para os meus ouvidos,  para que possa ser um bom servidor do Teu Reino.

Acção:
Relembrar os compromissos que fiz perante a Igreja para que, neste tempo de Advento, me possa preparar dignamente para a vinda do Senhor.


Sábado
 Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.

Meditação:
O Advento é tempo de reflexão e de introspeção. Cada um de nós deverá ser um cristão atento, viver a sua vida de forma livre mas consciente para que possa estar preparado para o inesperado. Para isto será importante a confissão, libertarmos os pecados para receber o Menino tranquilamente.

Oração:
Perdão Senhor pelos meus pecados.

Acção:
Rezar o acto de contrição.