domingo, 8 de dezembro de 2013

Lc 1, 26-38 - "Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo"



Segunda – feira
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David.

Meditação
Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de MARIA. O Anjo Gabriel foi o mensageiro escolhido e enviado por Cristo a uma cidade da Galileia chamada Nazaré para anunciar a uma jovem chamada Maria que estava de casamento marcado com um jovem chamado José descendente do rei Davi. Maria era uma jovem como as outras de seu tempo e ao receber a visita do Anjo ficou preocupada, perturbada e pediu-lhe explicações.

Oração
Senhora de Nazaré olhai por nós pecadores.

Acção
Advento é tempo de preparação. Preparemos os nossos corações, para o sacramento da reconciliação


Terça-feira
O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo:
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».

Meditação
Meio perturbada com a visita do Anjo, Maria escuta a sua saudação “Avé, cheia de graça, o senhor está contigo”. O embaraço era grande. O Anjo Gabriel cheio de felicidade por estar diante da escolhida para  gerar em seu ventre o Filho de Deus, aguardando a resposta de Maria. Por sua vez, Maria não estava nela, tal era o seu contentamento e finalmente declara aceitar e cumprir o que Deus propôs para a sua vida. E nós que temos feito com que ouvimos de Deus, por meio de Sua  Palavra? Será que temos respondido ao que Ele nos propõe?    

Oração
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,bendita sois Vós entre as lheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Acção
Na eucaristia de domingo foi-nos entregue uma estrela com a palavra “Conversão”. Vamos tentar organizar as nossas vidas fazendo valer o valor do perdão.


Quarta-feira
Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela.

Meditação
Nos tempos de hoje nós temos a informação de como foram os acontecimentos, mas deve ter sido complicado para aquela jovem ser confrontada com aquelas palavras e com a presença do anjo.

Oração
Senhor, meu Deus e meu tudo, dai-me um coração puro, pronto para amar.

Acção
Em casa, na rua ou no local de trabalho, vou sorrir. O sorriso é a alegria da alma.


Quinta–feira
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo.

Meditação
Como deve ter sido grande a surpresa, e a alegria de Maria! Pensemos em toda a situação e decerto concluiremos que só uma fé enorme, poderia achar que o anjo não estava a brincar.

Oração
Senhor cremos em Vós, mas aumentai a nossa fé.

Acção
Vamos hoje, rezar o terço, e pedir a Nossa Senhora que nos conduza.


Sexta – feira
O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob
e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?».
O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.

Meditação
Tanta informação deve ter feito Maria ficar confusa. Como poderia ser mãe se não tinha marido? Só o poder do Altíssimo resolveria este assunto.

Oração
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Acção
Nas nossas casas procuremos arranjar um espaço para colocar o Menino Jesus  e rezar-lhe com fé.


Sábado
E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Meditação
O poder de Deus é infinito. A Virgem Maria mostrou um sentido de obediência e aceitação duma dimensão extrema. Tentemos nós também estar atentos aos sinais que a vida nos traz.

Oração
Jesus, Maria e José dai-nos um pouco da Vossa força e bondade.

Acção
Vou durante este dia esforçar-me por estar atenta a quem necessita de alguns cuidados e fazer por atender com carinho.