domingo, 22 de dezembro de 2013

Mt 1, 18-24 - "Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David"



Segunda
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo.

Mateus narra a conceção de Jesus.

Meditação
Como homem, Jesus nasce de David, mas pelo Espirito é Filho de Deus. Jesus entra na vida de Maria e encontra acolhimento. Antes de viver juntos, José é escolhido para completar a obra do Espirito. E como nasce Jesus na minha vida? Acolhamos, com a mesma fé, abertura e amor de Maria e de José, a ação do Espirito para que possa atuar e fazer maravilhas em nós.

Oração
Maria, mulher de decisão ilumina a nossa mente e o nosso coração, para que saibamos obedecer à Palavra de teu Filho sem vacilações; dá-nos a valentia da decisão de não nos deixarmos arrastar para que outros orientem a nossa vida….(Papa Francisco).

 Acção
No dia de hoje, que o meu tempo seja disponível para escutar e que as minhas palavras sejam anúncio da presença de Deus em mim.

Terça-Feira
 Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo

José é justo porque observa a lei, que obrigava o marido a dissolver o matrimónio em caso de adultério e porque suaviza o rigor da lei evitando a difamação pública.

Meditação
José não entende o seu papel neste acontecimento extraordinário, cheio de mistério e ação de Deus, que envolve Maria, mas porque é uma pessoa justa e honesta, cumpridor da Lei, retira-se em silêncio, evitando assim, a difamação pública da mulher que ele escolhera para esposa. Com José aprendamos a não julgar nem ferir ninguém e aceitar o que não entendemos.


Oração
Maria, mulher de escuta faz que se abram os nossos ouvidos; que saibamos escutar a Palavra de teu Filho Jesus entre as milhares palavras do mundo; que saibamos escutar a realidade em que vivemos, cada pessoa que encontramos, especialmente quem é pobre, necessitado e tem dificuldade….(Papa Francisco)

Acção
No dia de hoje, vou procurar identificar os sinais de Deus e abrir o coração e a mente e acolhê-los para viver a missão que Ele me quer confiar.

Quarta-Feira
. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo.

O sonho permite a José compreender e aceitar o projeto de Deus.

Meditação
No sonho o Anjo anuncia a José que o Filho de Maria é um Dom de Deus para a redenção da humanidade. Deus está a pedir-lhe que aumente a sua fé. Muitas vezes também nós somos parecidos com José, “dormimos” para não encararmos os nossos medos. Deus é maior que todos os medos da nossa vida, desperta e toca a nossa consciência para que façamos o que é justo.

Oração
Vou cantar para sempre o amor do Senhor.
Os céus celebram as Vossas maravilhas.

Acção
Hoje procurarei não “dormir” diante do que se passa à minha vilta. Apostarei na confiança em Deus. Espirito de Deus, vem conduzir-me.

Quinta -Feira
Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».

José aceita a revelação de Deus e dá o nome de Jesus à criança.

Meditação
O nome de Jesus – Deus salva- exprime o seu destino e a sua missão. José aceita o projeto de Deus, mesmo que não entenda. Também todos nós temos uma missão a cumprir. Deus continua a necessitar da nossa capacidade de amar, de acreditar, de servir, para continuar a nascer no mundo tornando possível a sua mensagem de ternura, proximidade, paz, justiça e libertação. Estamos nós disponíveis a aceitar a missão que Deus nos confiou?

Oração
Maria, mulher de ação faz que as nossas mãos e os nossos pés se movam “depressa” para os outros, para levar a caridade e o amor de teu Filho Jesus, para levar como tu, a luz do Evangelho ao mundo. (Papa Francisco)

Acção
Hoje, vou repetir, frequentemente: «Eis-me aqui, sou o(a) servo(a) do Senhor».

Sexta-Feira
 Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’».
Em Jesus, Deus se faz presente ao lado do homem.

Meditação
Com o nascimento de “Emanuel” – Deus Connosco – Deus colocou-se ao lado dos homens para sempre, para que a nossa vida tenha uma presença divina. Saibamos nós acolhê-l’O.

Oração
Maria, mãe de Jesus e minha mãe ajuda-me a preparar o coração para o encontro com o Deus Menino nas palhinhas de Belém.

Acção
Hoje vou semear sinais de esperança e amor.


Sábado
 Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua o esposa.
José aceita Maria permitindo a concretização do plano de Deus.

Meditação
José é para nós o exemplo de homem de fé e confiança. Tal como José devemos confiar em Deus e deixar que o Espirito Santo entre em nossas vidas.

Oração
Salmo 24(23)
Do Senhor é a terra e a sua plenitude;
O mundo inteiro e todos os que nela habitam
Foi Ele quem a fixou sobre os mares…

Acção
Que cada cristão viva o nascimento de Jesus e se comprometa a viver por Ele, com Ele e para Ele. Jesus é o Mensageiro da Paz.