domingo, 4 de novembro de 2012

Mc 12, 28-34 - "Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo"



Segunda-feira
Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?».

Meditação
Na época em que Jesus ensinava a amar a Deus, isto era de algum modo incómodo para alguns, entre eles os escribas, porque a palavra de Jesus incomodava, Ele trazia novos conceitos de fé, amar o Senhor nosso Deus com todo o teu coração. Daí que os escribas caíssem na tentação de O provocar com as suas perguntas.
Mas não nos admiremos, porque ainda hoje, nós, passados dois mil anos, nos incomodamos com a palavra de Jesus. Quem de nós, uma vez ou outra, não teve alguma dificuldade em compreender e cumprir a Sua palavra?

Oração
Senhor, ajuda-me a compreender melhor a Tua Palavra e a cumprir melhor os Teus mandamentos.

Acção
Hoje vou rezar e meditar atentamente os dez mandamentos que Jesus nos ensinou, para que os possa compreender e cumprir melhor.

Terça-feira
Jesus respondeu: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’.

Meditação
Jesus respondeu de acordo com os livros da Lei.
Na Bíblia, se lermos o livro do Êxodo, Levítico, Números ou Deuteronómio encontramos a resposta: em primeiro lugar temos que amar DEUS.

Oração
Senhor, cremos em Deus, mas precisamos de saber amar, só por amar.

Acção
Reforcemos a nossa fé através da oração. Dediquemos cinco minutos do nosso dia para abrir a Bíblia e ler um salmo.

Quarta-feira
O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que este».

Meditação
Ama o teu próximo como a ti mesmo”; não será fácil cumprir este mandamento, mas não há dúvida de que quem o consegue praticar minimamente, é uma pessoa feliz, alegre, bem integrado na sociedade. À primeira vista, poderá pensar-se que este mandamento, na prática é incómodo, dá demasiado trabalho, não será bem assim; às vezes basta uma palavra amiga, de conforto, uma pequena ajuda ao vizinho e já cumprimos parte deste mandamento, fácil, não é?

Oração
Jesus, ajuda-me a ser sincero, desinteressado e disponível para o meu próximo.

Acção
Hoje vou tentar por em prática o segundo mandamento.

Quinta-feira
Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele.

Meditação
O escriba tem razão. Ninguém serve bem a dois senhores.
Se acreditamos que Deus é único, façamos por demonstrá-lo, tanto nas palavras como nas atitudes.

Oração
Mestre abre os nossos olhos e ouvidos. Enche-nos da Tua sabedoria, e fortalecei a nossa confiança na Tua palavra.

Acção
Rezemos ao Espírito Santo para que nos ilumine.

Sexta-feira
Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios».

Meditação
Quantas vezes caímos na tentação de “negociar” com Deus; (Senhor, se me concederes esta ou aquela dádiva, eu prometo ir a Fátima a pé…). Complicamos quase sempre as coisas, e quase sempre esquecemos o mais importante: amá-Lo com todo o coração e amar o próximo como a si mesmo. É mais importante cumprir este mandamento do que sujeitarmo-nos a grandes sacrifícios em determinada data.
Basta um simples gesto de ajuda ao próximo por exemplo, e já estamos a praticar a palavra de Deus, Ele não nos pede grandes sacrifícios, basta amá-L’o, a Ele e ao próximo. Será isto difícil?

Oração
Senhor ajuda-me a ter mais fé e força de vontade para cumprir os teus ensinamentos.

Acção
Hoje vou tentar compreender o meu próximo, ser mais tolerante e compreensivo e se possível por em prática aquilo de Jesus nos ensinou.

Sábado
Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-l’O.

Meditação
Nós temos a teoria. Sabemos que temos que colocar Deus como primeira prioridade, e logo de seguida o bem do próximo.
Todos nós ansiamos por paz, mas na prática ficamos muito aquém desta realidade.

Oração
Para seguirmos o primeiro mandamento que se mistura com o segundo, precisamos, Divino Mestre, que afastes de nós o egoísmo, a intolerância, a soberba, e toda a maldade que por vezes se aloja no nosso coração.
Tende misericórdia de nós, Senhor.

Acção
Vamos rezar o Credo.