domingo, 13 de outubro de 2013

Lc 17, 11-19 - "Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro"

Segunda –feira
Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos

Meditação:
A ida dos leprosos ao encontro de Jesus mostra-nos que aquelas pessoas, apesar da sua doença (que na altura era uma doença terrível) não tinham perdido a fé, sabendo exactamente a quem se deviam dirigir.
Sabemos nós a quem nos dirigir nos momentos difíceis? Recorremos a Jesus? Ou só buscamos Jesus quando já esgotamos todas as outras alternativas?

Oração:
Jesus, ajuda-me a ter sempre uma fé sólida para buscar em Ti a solução e ajuda para todos os meus problemas.

Acção:
Analiso a minha vida e faço o balanço de quantas vezes deveria ter dialogado com Jesus e não o fiz. Rezo uma oração à minha escolha, pedindo a Jesus que me dê forças para enfrentar os obstáculos da minha vida.


Terça- Feira
Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós».

Meditação:
Os leprosos pediam compaixão a Jesus, pois sabiam que Ele não se afastaria deles como as restantes pessoas que com eles se cruzavam. Jesus tinha um coração misericordioso e estava sempre disponível para acolher toda a gente, em especial os doentes.
Como acolhemos nós os doentes que estão à nossa volta? Escutámo-os? Damos-lhes apoio? Ou fingimos que nem existem?

Oração:
Meu Deus, ajuda todos os doentes das nossas paróquias, para que encontrem em Ti o conforto necessário para ultrapassar as suas doenças.

 Acção:
Durante esta semana vou visitar alguém que esteja doente e rezar com essa pessoa pelas suas melhoras.

Quarta-Feira
Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra

Meditação:
A lepra é uma infeção crónica, contagiosa, provocada por um bacilo, transmitida por contacto direto e caracterizada por lesões cutâneas típicas. Os leprosos tinha que viver afastados de seus familiares e amigos, viviam todos juntos, emboram fossem de seitas diferentes, estavam unidos pela doença e ajudavam-se mutuamente.
Jesus manda os dez leprosos irem ter com os sacerdotes, que correspondiam mais ou menos ao nosso médico delegado de saúde.
A atitude dos leprosos irem ter com os sacerdotes demonstra uma prova de fé e de obediência perante Jesus, pois eles tinham consciência que poderiam ser escorraçados. Eles no caminho ficaram limpos da lepra, é um autêntico milagre.

Oração:
Jesus ensina-me a ter fé e a ser obediente a Ti, assim como os leprosos foram quando Tu lhes disseste para eles irem mostrar-se aos sacerdotes.

Acção:
No dia de hoje vou dar graças a Deus por algo de extraordinário que me aconteceu.


Quinta feira
Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto em terra aos pés de Jesus, para Lhe agradecer. Era um samaritano.

Meditação:
Para os samaritanos o único profeta é Moisés, mas o samaritano do Evangelho não teve medo em glorificar a Deus em alta voz. O seu reconhecimento foi grande, de tal forma que proclamou em viva voz o quanto estava agradecido a Deus pela graça concedida.
Ser cristão é proclamar as glórias de Deus, agradecer a Deus pelas graças que nos são concedidas todos os dias, não ter vergonha de dizer que Deus é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Oração:
Obrigado meu Deus pelas coisas boas que me concedes todos os dias e que eu tantas vezes me esqueço de agradecer. Obrigado por seres tão bondoso e por estares sempre disponível para me acolheres no Teu colo.

Acção:
Todas as noites, antes de dormir, farei uma pequena oração, agradecendo a Deus tudo o que de bom me concedeu ao longo do meu dia.


Sexta-feira
Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove?

Meditação:
Aqui está um belo exemplo da nossa sociedade hoje em dia: Deus concede tantas coisas boas a cada um de nós… porque é que só alguns agradecem? Aos Domingos temos a Igreja praticamente cheia, como é de “bom tom”, muita gente vai à missa… quantas dessas pessoas, ao saírem pela porta fora, depois de ouvirem a palavra de Deus, a colocam em prática? Quantas dessas pessoas agradecem a Deus pelo dom da vida, pelas maravilhas que lhes são concedidas?
Deus não veio para todos? Não enviou o Seu Filho Amado para todos salvar? Então porque é que apenas uma minoria reconhece o que Deus fez por todos nós?

Oração:
Jesus, ilumina o povo da Terra para que possam ter presente nos corações a Tua luz, a Tua bondade e o Teu amor. Se todos seguirem os Teus ensinamentos o mundo será muito melhor.

Acção:
Rezarei com a minha família uma oração por todos aqueles que ainda não acreditam em Jesus ou que não glorificam o Seu nome.


Sábado
Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».

Meditação:
Quando estamos doentes ou temos algum problema na nossa vida, rezamos a Deus com maior convicção. Estes momentos de oração, muitas vezes, surgem fora da Igreja, havendo a possibilidade de acontecerem na cama do hospital, no silêncio de nossas casas, ou até na viagem para realizar exames médicos.
Quem já experienciou um internamento hospitalar certamente sentiu a amizade e a solidariedade que se cria entre os doentes do mesmo quarto, que desaparece quando são curados, quando têm alta do hospital, quando voltam para os seus familiares e amigos e normalmente nunca mais sabem uns dos outros nem se lembram dos médicos e dos enfermeiros que os trataram.
Foi o que aconteceu com os leprosos depois de curados, só (um) “este estrangeiro” se preocupou em agradecer a Deus.
A misericórdia Divina é a fonte de todas as graças. A fé é a crença absoluta na existência ou veracidade de certo facto. Através da fé alcançamos a cura para todas as doenças e a resolução para todos os problemas.

Oração:
Senhor nas minhas orações predominam os pedidos de auxílio em vez de louvores. Ajuda-me a ser como “este estrangeiro” que Te soube agradecer.

Acção:
Rezar um Pai-Nosso, no fim pedir a Deus perdão por aquelas vezes que não O glorifiquei.