domingo, 16 de junho de 2013

Lc 7, 36-50 - "São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou"




Segunda-feira
Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa. Então, uma mulher – uma pecadora que vivia na cidade – ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e, chorando muito, banhava-Lhe os pés com as lágrimas e enxugava-Lhos com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume.

Meditação
Este gesto de Jesus prova o grande amor e a grande capacidade de perdoar que Ele tem para com os outros. Ele sabia que na época, este gesto era criticado, deixar uma pecadora tocar-Lhe era inaceitável aos olhos do dono da casa, e não só, mas Jesus também sabia que aquela mulher estava a ser sincera, estava arrependida e isso bastava para que Ele, com o seu grande amor ao próximo, lhe perdoasse, dando assim a todos nós um grande exemplo de como se deve perdoar, infelizmente a grande maioria de nós temos o mau hábito de perdoar, mas não esquecer, sejamos sinceros, façamos como Jesus, só há uma maneira de perdoar, é abrir o nosso coração com sinceridade e sobretudo amor.

Oração
Jesus, ajuda-me a adquirir a capacidade de perdoar, mas com sinceridade, com amor, para que consiga seguir o Teu exemplo.

Acção
Hoje vou seguir o exemplo de Jesus quando me sentir ofendido/a por alguém.

Terça-feira
Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pensou consigo: «Se este homem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora». Jesus tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele respondeu: «Fala, Mestre».

Meditação
A misericórdia de Jesus é enorme. Jesus trata a mulher como um ser humano. É apenas uma mulher frágil e cheia de bons sentimentos.

Oração
Bom Deus faz com que as minhas atitudes imitem Jesus. Não deixeis que eu julgue, mas que saiba ver no próximo um ser igual a mim.

Acção
Vou dizer todos os dias desta semana – Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.

Quarta-feira
Jesus continuou: «Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?». Respondeu Simão: «Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou». Disse-lhe Jesus: «Julgaste bem».

Meditação                                                              
Jesus tenta demonstrar a Simão que ele que tinha tudo, mas aquela pobre pecadora, com o seu gesto sincero e que demonstrava que estava arrependida, deu muito mais a Jesus que Simão com o seu banquete, ela sabendo-se pecadora procurou Jesus para lhe pedir perdão para os seus pecados, o que demonstrava que acreditava na palavra de Deus e na sua misericórdia.

Oração
Jesus, obrigado/a pela tua misericórdia para comigo, pois como pecador/a, nem sempre tenho a humildade e a sinceridade de te pedir perdão.

  
Acção
Hoje para fortalecer a minha fé, vou rezar o Credo, meditando cada palavra que pronuncio.

Quinta-feira
E voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-Me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-Me os pés com perfume.


Meditação
Mais uma vez Jesus mostra que devemos ter cuidado e reparar nas nossas ações. O facto, da mulher ser pecadora, não invalidou que ela fosse atenciosa, atenta e exemplar na delicadeza das suas atitudes.

Oração
Senhor orienta os meus passos e atitudes. Que eu seja sempre um instrumento da Tua paz.

Acção
Pai Nosso que estás no céu…

Sexta-feira
Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama». Depois disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados».

Meditação
Ser mulher nesta época, cerca de 2000 anos atrás, era muito difícil, significava ser escrava, não ter direitos apenas deveres, e se fosse pecadora então podemos imaginar como era tratada pelos outros. No entanto esta pecadora, apesar da sua condição, não hesitou em procurar Jesus, pois acreditava na Sua Palavra e tinha grande fé, demonstrando assim o grande amor a Deus, é a este grande amor que Jesus se refere, os muitos pecados que tinha foram perdoados, porque a fé que aquela mulher demonstrava superava todas as más acções que possa ter feito anteriormente.

Oração
(parte da oração de São Francisco)
Mestre, fazei que eu procure mais. Consolar, que ser consolado. Compreender, que ser compreendido. Amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna.

Acção
Hoje vou rezar, com calma e meditando cada palavra, a oração de São Francisco. 

Sábado
Então os convivas começaram a dizer entre si: «Quem é este homem, que até perdoa os pecados?». Mas Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou. Vai em paz»

Meditação
As atitudes de Jesus incomodavam e deixavam os fariseus muito curiosos Ficavam admirados com a misericórdia de Jesus.

Oração
Creio em Deus Pai ….

Acção
Hoje vou ser especialmente atenta com as outras pessoas.