domingo, 24 de novembro de 2013

Lc 23, 35-43 - "Lembra-Te de mim, Senhor, quando vieres com a tua realeza"

Segunda –feira
Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: «Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito»

Meditação
Jesus é mais uma vez sujeito à tentação do demónio; é provocado, mas humildemente resiste, dá-nos o exemplo da Fé no Pai, e para nos salvar tudo suporta, até a perda da própria vida; mesmo assim perdoa e ajuda quem acredita na Palavra de Deus. Não podemos também nós, com a coragem que nos dá Jesus através da Fé, perdoarmos sinceramente a quem nos ofendeu?  

Oração
Jesus ajuda-nos a resistirmos às tentações diárias a que somos sujeitos; através da nossa fé em Deus ajuda-nos a cumprir aquilo que dizemos na oração do Pai Nosso, quando rezamos “Não nos deixeis cair em tentação”.

Acção
Hoje vou rezar a oração do Pai Nosso ao levantar e ao deitar, mas meditando em todas as palavras que digo.


Terça –feira
Também os soldados troçavam d’Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo». Por cima d’Ele havia um letreiro: «Este é o Rei dos judeus»

Meditação
Como se deve ter sentido no meio de tanta maldade! Sabia Jesus que estava a sofrer na pele para salvar a humanidade. Nada era para Seu próprio proveito. Numa dimensão mais pequena não somos nós às vezes como aqueles soldados, nas nossas atitudes e pensamentos?

Oração
Jesus, Tu que padeceste por nós aceita a oração que vamos rezar: Senhor Deus Pai de misericórdia, fortalecei a nossa fé, abri nossos corações ao amor, à esperança e à caridade. Tende compaixão de nós.

Acção
Tentemos com muita vontade ser exemplo de cristãos com letra grande


Quarta –feira
Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também».

Meditação
Nós, no dia-a-dia da nossa vida, muitas vezes desempenhamos também o papel deste malfeitor, andamos obcecados com os nossos interesses materiais, que esquecemos que a nossa vida está presa por um fio e que não nos damos conta de que estamos a desperdiçar a nossa última oportunidade de sermos humildes, de acreditar na fé em Deus e na Sua doutrina.

Oração
Senhor, perdão pelas vezes em que não tive fé, em que duvidei da Tua Palavra.

Acção
Hoje vou rezar o Credo, meditando cada palavra que digo, para consolidar a minha fé em Deus.


Quinta –feira
 Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício?

Meditação
Como as pessoas se modificam na hora do desespero. O ladrão e malfeitor, soube reconhecer no homem que era Jesus, uma pessoa inocente e a sua atitude perante os acontecimentos mudou ao ponto de repreender o outro. Na vida também nós somos um pouco assim, precisamos de passar pelo mal para que nos arrependamos.

Oração
Senhor Deus, afastai de nós as maldades do mundo, e não nos deixeis cair em tentação.

Acção
Tentemos aproximar-nos do sacerdote para  confessar os nossos pecados contra Deus, os homens e a natureza.


Sexta –feira
Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável

Meditação
Este malfeitor reconheceu que merecia o castigo, foi humilde, mas ao mesmo tempo foi justo para com Jesus, pois apercebeu-se que Jesus não merecia tamanho castigo, foi honesto, por ele Jesus não estaria naquela situação.
Apesar de malfeitor soube arrepender-se a tempo e fazer, de certa maneira, justiça para com Jesus, e nós procedemos sempre assim?

Oração
Jesus ajuda-me a reconhecer e praticar a justiça, as boas acções e sobretudo ser humilde para com os outros.

Acção
Hoje vou procurar ajudar o meu próximo desinteressadamente, tal como Jesus sempre fez.


Sábado
E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso».

Meditação
O prémio do arrependimento daquele homem que soube reconhecer a diferença, foi saber que se reuniria com Jesus e Seu pai no Reino dos céus. Essa será com certeza a nossa recompensa, se na terra seguirmos os preceitos que Deus nos legou.

Oração
Vamos rezar como São Francisco, que nos aconselha a caminhar sempre pelo bem e pela paz.
Fazei Senhor de nós instrumentos da Vossa paz e instrumentos do Vosso amor.


Neste mundo em que mora a tristeza, vamos sorrir, levar alegria aos que connosco convivem.