domingo, 24 de novembro de 2013

Lc 23, 35-43 - "Lembra-Te de mim, Senhor, quando vieres com a tua realeza"

Segunda –feira
Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: «Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito»

Meditação
Jesus é mais uma vez sujeito à tentação do demónio; é provocado, mas humildemente resiste, dá-nos o exemplo da Fé no Pai, e para nos salvar tudo suporta, até a perda da própria vida; mesmo assim perdoa e ajuda quem acredita na Palavra de Deus. Não podemos também nós, com a coragem que nos dá Jesus através da Fé, perdoarmos sinceramente a quem nos ofendeu?  

Oração
Jesus ajuda-nos a resistirmos às tentações diárias a que somos sujeitos; através da nossa fé em Deus ajuda-nos a cumprir aquilo que dizemos na oração do Pai Nosso, quando rezamos “Não nos deixeis cair em tentação”.

Acção
Hoje vou rezar a oração do Pai Nosso ao levantar e ao deitar, mas meditando em todas as palavras que digo.


Terça –feira
Também os soldados troçavam d’Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo». Por cima d’Ele havia um letreiro: «Este é o Rei dos judeus»

Meditação
Como se deve ter sentido no meio de tanta maldade! Sabia Jesus que estava a sofrer na pele para salvar a humanidade. Nada era para Seu próprio proveito. Numa dimensão mais pequena não somos nós às vezes como aqueles soldados, nas nossas atitudes e pensamentos?

Oração
Jesus, Tu que padeceste por nós aceita a oração que vamos rezar: Senhor Deus Pai de misericórdia, fortalecei a nossa fé, abri nossos corações ao amor, à esperança e à caridade. Tende compaixão de nós.

Acção
Tentemos com muita vontade ser exemplo de cristãos com letra grande


Quarta –feira
Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também».

Meditação
Nós, no dia-a-dia da nossa vida, muitas vezes desempenhamos também o papel deste malfeitor, andamos obcecados com os nossos interesses materiais, que esquecemos que a nossa vida está presa por um fio e que não nos damos conta de que estamos a desperdiçar a nossa última oportunidade de sermos humildes, de acreditar na fé em Deus e na Sua doutrina.

Oração
Senhor, perdão pelas vezes em que não tive fé, em que duvidei da Tua Palavra.

Acção
Hoje vou rezar o Credo, meditando cada palavra que digo, para consolidar a minha fé em Deus.


Quinta –feira
 Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício?

Meditação
Como as pessoas se modificam na hora do desespero. O ladrão e malfeitor, soube reconhecer no homem que era Jesus, uma pessoa inocente e a sua atitude perante os acontecimentos mudou ao ponto de repreender o outro. Na vida também nós somos um pouco assim, precisamos de passar pelo mal para que nos arrependamos.

Oração
Senhor Deus, afastai de nós as maldades do mundo, e não nos deixeis cair em tentação.

Acção
Tentemos aproximar-nos do sacerdote para  confessar os nossos pecados contra Deus, os homens e a natureza.


Sexta –feira
Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável

Meditação
Este malfeitor reconheceu que merecia o castigo, foi humilde, mas ao mesmo tempo foi justo para com Jesus, pois apercebeu-se que Jesus não merecia tamanho castigo, foi honesto, por ele Jesus não estaria naquela situação.
Apesar de malfeitor soube arrepender-se a tempo e fazer, de certa maneira, justiça para com Jesus, e nós procedemos sempre assim?

Oração
Jesus ajuda-me a reconhecer e praticar a justiça, as boas acções e sobretudo ser humilde para com os outros.

Acção
Hoje vou procurar ajudar o meu próximo desinteressadamente, tal como Jesus sempre fez.


Sábado
E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso».

Meditação
O prémio do arrependimento daquele homem que soube reconhecer a diferença, foi saber que se reuniria com Jesus e Seu pai no Reino dos céus. Essa será com certeza a nossa recompensa, se na terra seguirmos os preceitos que Deus nos legou.

Oração
Vamos rezar como São Francisco, que nos aconselha a caminhar sempre pelo bem e pela paz.
Fazei Senhor de nós instrumentos da Vossa paz e instrumentos do Vosso amor.


Neste mundo em que mora a tristeza, vamos sorrir, levar alegria aos que connosco convivem.

domingo, 3 de novembro de 2013

Lc 19, 1-10 - "O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido"




Segunda –feira
Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos.

Zaqueu era conhecido em Jericó por ser cobrador de impostos e ao saber que Jesus entrara na cidade, queria vê-l’O.

Meditação
Assim com Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade, também atravessa continuamente as nossas cidades, junto à nossa porta, para nos anunciar a proximidade de Deus, mas nós distraídos por tudo que faz parte da vida, nem sequer levantamos o olhar para ver. Qual o meu desejo de ver Jesus? Que posso eu fazer para ser transformado(a) como Zaqueu? 

Oração
Senhor, lamento as vezes que não te dei o primeiro lugar na minha vida.
Senhor, quero agora aproximar-me de Ti, viver conTigo, pois sei que desejas estar comigo. Eis-me aqui. Senhor, envia o Teu Espirito Santo para me iluminar e ensinar a encontrar-Te.

Ação
Hoje, durante dez minutos, vou refletir sobre o que não me deixa dizer “sim” a Jesus, que agora está a passar.


Terça-feira
Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura.

Zaqueu movido pela curiosidade e pelo desejo de se converter queria ver Jesus.

Meditação
Zaqueu além da curiosidade de “ver” Jesus tinha uma vontade firme de encontro com algo novo e no seu íntimo também fazer parte do projeto de salvação que Jesus anunciava. E eu tenho essa grande vontade de “conhecer” Jesus? E o que faço para isso? 

Oração
Senhor perdoa os meus pecados e não permitas que eles me afastem de Ti, mas dá-me coragem para que seja humilde para procurar-Te e conhecer-Te melhor.

Ação
Vou deixar para trás todo o meu orgulho e as minhas certezas e vou dar o meu melhor para estar atento aos sinais de Jesus na minha vida e procurar transmitir aos outros.


Quarta.feira
 Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa»

Zaqueu não se importou de ser ridículo e subiu a um sicómoro para ver Jesus, mas foi Jesus quem reparou em Zaqueu. 

Meditação
Zaqueu teve a coragem de fazer o que o seu coração lhe pedia: O desejo de ver Jesus! Fez com que não se importasse com o que os outros podiam pensar ou dizer. Tal como Zaqueu também nós devemos perder o medo do que possam dizer ou pensar de nós. Deixemos Jesus entrar em nossa casa e inundá-la com a Sua presença e assim faça parte da nossa vida.

Oração
Senhor se fico entre a multidão perder-me-ia. Desejo, Senhor, este encontro conTigo. Entra na minha casa e na minha vida. Peço-Te a graça de me acompanhares em todos os momentos.

Ação
Hoje durante alguns momentos vou refletir sobre as mediações que me levarão a ouvir o Senhor chamar pelo meu nome.


Quinta-feira
.Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador»

Zaqueu vai ao encontro de Jesus e recebeu-O com alegria. A multidão desaprova a atitude de Jesus, mas Jesus não se deixa condicionar.

Meditação
Zaqueu fazia parte dum mundo corrupto. O encontro com Jesus permitiu-lhe tomar consciência disso e abriu o coração a Jesus e aos outros de quem antes se servia e dar o melhor de si mesmo.
Assim como Jesus se hospedou em casa de Zaqueu também deseja sentar-Se à mesa com cada um de nós sem se importar com a nossa “pequenez”. Mas será que nós queremos que Jesus entre em nossa casa?

Oração
Senhor toca o meu coração com a força do Teu Espírito, a fim de que as minhas convicções e comportamentos, mudem completamente.

Ação
Hoje, vou preparar-me, durante todo o dia, para receber Jesus na Eucaristia, com orações frequentes.


Sexta-feira
Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais.

Jesus transforma a vida de Zaqueu

Meditação
Zaqueu acolhe a oferta de salvação que Jesus lhe oferece e converte-se ao Amor. Assim, com o seu coração cheio de amor e depois desta bela experiência o seu egoísmo transforma-se em generosidade. Dou-me conta que também Jesus quer transformar o que está mal em mim?

Oração
Obrigado Senhor, pelo Teu grande amor e converte-me no que Tu achas que é mais urgente em mim e eu ainda não dei por isso.

Ação
Com a ajuda de Jesus vou procurar ser mais “generoso(a)” e ir ao encontro das fraquezas dos que estão a meu lado.


Sábado
». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido».

Perante a conversão de Zaqueu, Jesus perdoa-lhe os pecados.

Meditação
A salvação está em Deus. Zaqueu um homem perdido foi capaz de se abrir aos outros e permitir a Jesus encontra-lo e salva-lo. E eu deixo-me salvar por Jesus?  Procuro colaborar com Jesus na minha salvação e na do meu semelhante?

 Oração
Senhor, estamos aqui os dois. Só Tu sabes como te sou agradecido(a) por tudo o que me tens dado! Agradeço-Te até os momentos menos bons da minha vida porque esses momentos difíceis me fazem crescer na fé.

Ação
Hoje, com Jesus, vou procurar salvar o que está perdido, continuar o meu caminho de conversão. Jesus que sabe ler os corações, conhece as minhas limitações, confio n’Éle e sei que sempre me ajudará.