domingo, 20 de outubro de 2013

Lc 18, 1-8 - "Deus fará justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam"





Segunda- feira
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar.

Meditação
Lucas é um grego originário da Antioquia convertido ao cristianismo e está interessado em que todos os cristãos compreendam a “Palavra de Deus”, mas mais ainda que a ponham em prática. O evangelho de Lucas mostra-nos a imensa ternura de Deus pelos pobres, pelos desprotegidos e pelos pecadores. Uma parábola é uma comparação que tem por finalidade ensinar. A parábola de hoje mostra-nos o poder que a oração tem de transformar os nossos corações. Se somos cristãos de verdade mantemo-nos unidos a Deus e por conseguinte somos forçados a agradecer-Lhe incessantemente, pelo alimento que nos dá todos os dias, pelo sol, pelas estrelas, pelo sono que nos reconforta e nos traz o vigor para o novo dia, enfim por tudo o que somos e temos.

Oração
Senhor Deus dá-nos a graça de estar sempre ao teu dispor e de Te servir de todo o coração.

Acção
A nossa fé só crescerá na medida dos nossos gestos e na eficáci das nossas obras. Procuremos neste dia dar o nosso testemunho de fé construindo assim um mundo melhor junto dos que nos rodeam.

Terça- feira
«Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’.

Meditação
Jesus insiste na necessidade da nossa oração e pede-nos que não sejamos mesquinhos, desejando apenas satisfazer os nossos interesses e diz-nos que tenhamos confiança em Deus. O juiz da parábola é uma simples figura e não representa Deus. Lucas apresenta-o para percebermos que este homem sem fé faz justiça perante a insistência da viúva, que somos todos nós, só para que ela não o incomode mais, mas Deus não é assim. Ele sempre nos atende, não como um juiz que faz justiça para não ser incomodado mas como um Pai que ama os seus filhos.

Oração
Rezemos o Pai-nosso: Pai Nosso, que estais no Céu; santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.

Acção
Procurarei, ao longo deste dia, dar especial atenção aos menos protegidos ajudando-os a ultrapassar as suas dificuldades.


Quarta- feira
Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’».

Meditação
Infelizmente havia e há juízes, e não só, que não servem a justiça, mas sim os seus próprios interesses. Esta pobre mulher sentia-se injustiçada e isso levou-a a procurar insistentemente o juiz para denunciar o seu adversário. Quantos de nós sofremos diferentes tipos de violência e recorremos a quem em nome do Estado tem a obrigação de nos proteger e não obtemos resposta? Esta parábola vem mostrar-nos que devemos ser perseverantes e nunca desistir até que justiça seja feita, independentemente da nossa condição social.

Oração
Senhor eu creio em Ti, amo-Te mas aumenta a minha fé.

Acção
Esforçar-me-ei por caminhar contra o mal, contra o pecado e imitarei o Teu modo de amar e de ser.

Quinta-feira
E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!

Meditação
Este homem, o juiz, não temia a Deus e muito menos respeitava as pessoas, por isso não atendia o caso daquela mulher, mas a senhora tanto insistiu que ele resolveu atendê-la para que o deixasse em paz. Também nós muitas vezes nos comportamos como este juiz. Alguém nos pede um favor e não queremos fazê-lo, dizemos sim para nos livrarmos dessa pessoa e nunca mais nos lembramos dela. Jesus faz-nos ver que se até um homem sem escrúpulos se deixou tocar pelo apelo da viúva com maior razão Deus fará justiça aos que a Ele oram. Confiemos em Deus e dialoguemos com Ele, em qualquer momento e lugar.  

Oração
Por todos os que clamam ao Senhor contra toda a violência e opressão, para que a sua voz seja escutada.

Acção
Hoje muito especialmente vou rezar e convidar alguém para rezar comigo.

Sexta-feira
... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo?

Meditação
Se o juiz para não ser incomodado é capaz de atender ao pedido da viúva, muito mais o Pai de Jesus, nosso Pai que é justo e bondoso nos atenderá. Nesta parábola, Jesus preocupa-se especialmente com a divisão da sociedade entre ricos e pobres e a importância da oração.
Nos dias que correm as coisas não são muito diferentes, mas Jesus diz-nos que devemos ser fortes, perseverantes e nunca devemos desistir de lutar pelo bem comum e orar muito. A oração não precisa ser elaborada, devemos falar normalmente com Deus como se O tivesse junto a nós e confiar. 

Oração
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

Acção
O Pai Nosso é a oração que o Pai nos ensinou. Vou rezá-la várias vezes ao longo do dia.

Sábado
Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?».

Meditação
Temos de ser persistentes, rezar pacientemente e ter a consciência que não podemos marcar a hora e o dia para que Deus nos atenda. Deus é-nos fiel e nós, seres humanos, mantemo-nos unidos a Ele? Esta passagem bíblica mostra-nos o quanto a oração é importante e necessária nas nossas vidas. Apesar da dificuldade, para que a nossa oração seja eficaz, devemos amar os nossos inimigos e rezar pelos que nos perseguem.

Oração
Que o Espírito Santo toque os nossos corações, ilumine as nossas mentes e faça de nós homens e mulheres testemunhas vivas do Senhor Ressuscitado.

Acção
Hoje, procurarei afundar a minha fé através da leitura da Bíblia.