quinta-feira, 16 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos idosos


1º  Mistério

Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de ser baptizado por João que procurava impedi-lo, dizendo que ele é que devia ser baptizado por Jesus.
Mas Jesus insistiu e João concordou. Após ser baptizado, Jesus saiu da água. Então, o Céu abriu-se, o Espírito de Deus desceu como pomba e poisou sobre ele. Do Ceu veio uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada».

Oração:
Senhor Jesus, hoje quero agradecer pelo dia em que me deste a oportunidade de ser chamado de Teu filho.
Senhor Jesus, hoje quero recordar esse dia em que nasci para a vida eterna. Peço-te também por todos aqueles que ainda não descobriram a beleza de serem baptizados.




2º Mistério

Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Num casamento realizado em Canã da Galileia, encontravam-se lá como convidados, Jesus, Sua Mãe e os discípulos. A certa altura faltou o vinho.
Aflita, a Mãe de Jesus foi dizer-lhe o sucedido, Jesus respondeu-lhe que nada tinha com isso pois ainda não tinha chegado a sua hora. No entanto, Sua Mãe avisou os serventes que fizessem o que Jesus lhes dissesse. Havia seis talhas de pedra que foram cheias de água. Esta água foi transformada em vinho por milagre de Jesus. Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres.

Oração:
Jesus, tal como transformaste água em vinho, ensina-nos a saber transformar gestos do dia a dia em momentos de felicidade, por muito pequenos que sejam. Ajuda-nos a ver os idosos com carinho, amor, alegria e esperança.


3º  Mistério

Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Jesus anuncia a Boa Nova: a libertação aos pobres e oprimidos de todos os povos. A Hora Nova de Jesus é falar-nos de um Deus que vem ao nosso encontro para nos aliviar dos fardos, curar as nossas feridas e nos libertar do cativeiro e de tudo aquilo que nos escraviza e aprisiona, abrir os nossos olhos da cegueira do egoísmo e oferecer-nos caminhos de paz. Dar a Boa Nova aos pobres era a missão de Jesus.

Oração:
Fazei Senhor que não nos esqueçamos dos mais desprotegidos e idosos. Que o Espírito Santo nos ilumine de modo a termos sempre a palavra e a atitude certa para servir quem de nós precisar.


4º  Mistério

Transfiguração de Jesus

Meditação:
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão e conduziu-os a um alto monte.
Transfigurou-se diante deles: as suas vestes tornaram-se brancas como a luz e o seu rosto brilhou como o sol. Apareceram Moisés e Elias a falar com Jesus o que assustou os discípulos.
Jesus acalmou-os. Ao transfigurar-se diante deles, deu-lhes a conhecer a Sua verdadeira identidade.

Oração:
Senhor, peço-te perdão pelas vezes que não saboreei a tua palavra que me era dirigida; pelas vezes que comunguei contigo como se nada fosse; pelas vezes que não consegui descobrir-te no irmão... perdão!


5º  Mistério

Instituição da Eucaristia

Meditação:
Jesus sentou-se à mesa com os seus Apóstolos e prepararam-se para cear (a última Ceia).
Quando chegou a altura própria, Jesus tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o, dizendo; «Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em memória de mim». No fim da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue, derramado por vós». A narração da instituição da Eucaristia tem um claro carácter sacrificial: Jesus não oferece coisas, mas oferece-se a si mesmo.

Oração:
A pensar no nosso Papa Francisco e nos nossos idosos, rezemos como São Francisco de Assis: Ó glorioso Deus altíssimo, ilumina as trevas do meu coração, concede-me uma fé verdadeira, uma esperança firme, e um amor perfeito.
Mostra-me, Senhor, o recto sentido e conhecimento, para cumprir a tua santa e verdadeira vontade.


Oração final:
Creio em ti, Senhor, mas aumenta a minha fé.
Sei que caminhas a meu lado, mas mesmo assim temo, vacilo, porque não consigo abandonar-me inteiramente nas tuas mãos. Socorre a minha fraqueza, Senhor.
Senhor, quero ouvir a tua voz, fazer florescer e frutificar a tua Palavra, descobrir-te, em cada gesto, em cada momento... Perdoa o meu silêncio, a minha falta de resposta... e aumenta a minha fé.